sobre

Inutensílios poéticos é um projeto de Gab Marcondes que surgiu em 2011 trabalhando a poesia em diversas formas.

Gab Marcondes é poeta, artista visual e mestre em música pela UFRJ com a dissertação “Poesia Sonora: entre o som e a palavra”. Em setembro de 2006 lançou pela editora 7letras seu primeiro livro “Videoverso: poesia que lê vendo; que se vê lendo”, livro partido ao meio entre a poesia e poemas visuais. O segundo livro, “Depois do vértice da noite”, veio pela mesma editora em 2010, o terceiro livro  “Em caso de emergência pare o tempo” foi lançado em 2015 pela editora Circuito.  Em 2016 lançou na coleção Megamini da 7letras Mão dupla. Além destas tem diversas publicações independentes.

Para além do papel, seu trabalho se expande para vídeo-poemas, poemas sonoros,  aplicativos poéticos e objetos poéticos sempre trabalhando a relação entre escrita e visualidade.

Seus trabalhos já circularam em diversos festivais e exposições, tais como: FILE – categoria mídia-art no Oi Futuro RJ; Festival Cultura Digital BR no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro; Pocket films no Centro Georges Pompidou em Paris; Ciclo de Arte Sonora no Parque Lage (Rio de Janeiro); Conexões Sonoras 2 no MIS de São Paulo; Instants Vidéo Numériques et Poétiques em Marseille; II Bienal de Videopoesia de Buenos Aires; Femina – Festival de Cinema Feminino na Caixa Cultural RJ;A realidade é apenas uma forma (Centro cultural da Justiça Federal) entre outras.